Feliz Dia do Escritor!!!

A todos os escritores, desejo que realizem seus sonhos de verem seus trabalhos publicado. Seja em um editora convencional, por demanda, seja de forma totalmente independente ou só por e-book. O que importa para a maioria é ser lido.

Se você conseguir viver disso, parabéns! Se não conseguir, não fique triste, pois não está sozinho (a). De qualquer forma, feliz dia do escritor!!


Noites Malditas e Books and Much More – Resenha de Minha Cinderela Interior

Como vocês sabem, está rolando o book-tour de Minha Cinderela Interior. Meu livro está viajando de blog literário em blog literário, sendo resenhado por pessoas de diferentes lugares.

É sempre muito bom ver o que escrevemos pelos olhos de outras pessoas. Ler essas resenhas tem feito-me muito bem, pois percebi que estou no caminho certo, mesmo não agradando todo mundo.

Hoje é o Dia do escritor e eu recebi duas resenhas. Presentão para comemorar meu dia!!

A primeira resenha saiu no blog Noites Malditas, escrita por Susana Weiss.

Confesso que acabei me divertindo com a forma que ela escreve, sentindo como se a personagem Laura tivesse conseguido alcançá-la de alguma forma. Aqui transcrevo um pedacinho da resenha, lembrando que para ler na íntegra, é só clicar na imagem ao lado.

“Eu li o livro em um dia apenas, porque fiquei ansiosa para saber o que acontecia com eles e torcendo muito: horas acreditando nas histórias contra Victor, horas a favor dele. Minha sanidade foi posta a prova lendo esse livro para saber discernir o que poderia ser verdade e o que não poderia.” – Susana Weiss

A segunda resenha saiu no blog Books and Much More, escrita por Nil Macedo.

Certo, a Nil não gostou muito da capa (sniff!), mas tudo bem, pois o mais importante foi o que ela escreveu a respeito da história de Minha Cinderela Interior (e o que me deixou muito feliz).

“É um livro fininho e, sinceramente, eu não esperava muito dele, talvez pela simplicidade da capa. Aliás, foi ao prestar atenção na capa que fiquei me perguntando que história seria aquela. Bem na capa tem os dizeres: “Proibido para menores de 18 anos”. Nunca tinha visto isso em um livro. E me deu medo. Será que seria um livro pesado demais? (Não que eu seja puritana. rs.). Movida pela curiosidade fui ler logo. E me surpreendi.” – Nil Macedo

Visitem os blogs e comentem, pois com certeza fará 3 blogueiras felizes!!


Homossexualidade e a Cura do Preconceito

Primeiramente, tenho que dizer que vi essa matéria no blog do Bratz, intitulado: Enfim! É o que tem para hoje…

Um espaço que conheço desde os tempos que montei o meu primeiro blog, utilizando-me do personagem de um dos meus livros (Sou praticamente apaixonada pelo Gabriel…)

Em uma matéria falando sobre preconceito ao homossexualismo, as palavra de Bratz que me chamaram a atenção (e espero que chame a sua atenção também) foram:  “Pastor Alexandre Cabral, teólogo presbiteriano, que, com uma lucidez impecável aborda a questão homoafetiva à luz do cristianismo. Vale a pena conferir.”


Revisão de Textos

Todo escritor passa pela infernal revisão de textos. Claro que não são apenas os escritores, eu sei disso.

Quantos alunos que estão para entregar seus trabalhos de conclusão de curso na faculdade, não precisam, além de revisão, de uma boa diagramação? Precisamos colocar nossos textos enquadrados nesta ou naquela norma.

Eu escrevo muito, mas não vivo sem meu corretor ortográfico ligado. Quem dera a ortografia fosse o único problema…

O meu “bicho papão” chama-se GRAMÁTICA!! Essa danadinha tem perseguido minha vida desde o colégio. Quantas vezes leio e releio determinadas regras, mas vivo colocando o “me” nos lugares mais improváveis para quem tem uma relação mais intima com minha perseguidora (a gramática)?

Antes de lançar Minha Cinderela Interior, reli o livro a procura de erros mais de seis vezes! Passou pela mão do meu marido (que é muito bom em português) e até fiquei deprimida em ter que usar uma tal de mesóclise que acabou gerando um: “far-me-ia” ou outro bicho estranho qualquer. Tudo em nome da gramática.

Escrever corretamente é importante. O pessoal pode fazer atrocidades no MSN, e-mails particulares ou em suas anotações pessoais. Só que você tem responsabilidade de escrever corretamente quando monta um blog (que pode ser lido em qualquer parte do mundo), quando escreve um livro (mesmo tendo liberdade de escrever algumas coisas erradas quando se trata de diálogos, pois os personagens podem falar errado, usar gírias e trocar tudo de lugar…), quando entrega um trabalho na faculdade ou quando escreve um simples e-mail dependendo para quem é e qual sua finalidade.

Já sei, você achou um erro no que eu escrevi. Acredito. Por esse motivo, precisamos em muitas situações de um profissional para fazer nossas revisões. No meu livro, umas das pessoas que fez a resenha alertou-me que eu deveria verificar alguns errinhos bobos que ainda estão lá. Podem ser “bobos”, mas o que não pode é estar lá.

Você leu até aqui? Fico feliz. Comente o post e se precisar de um bom profissional para sua revisão ou diagramação procure:

Neusa Olimpio, que além de ter um blog interessante sobre o assunto, oferece seu serviço nessa área. Entre em contato pelo e-mail willolimpio@ig.com.br 

ou

Verônica Sobreira que é resenhista do blog Tribo do Livro e também  trabalha com revisões. Seu e-mail é veronica@tribodolivro.com


As Críticas em Minha Cinderela Interior

Esta semana estou muito feliz!! Primeiro, meu livro recebeu uma crítica excelente de Fátima Pacheco. Ela é uma professora das antigas e uma pessoa absolutamente sincera. Quando meu livro chegou em suas mãos, até tive um certo frio na barriga, pois sei que ela falaria sua opinião sem florear.

A princípio ela imaginou que meu estilo fosse parecido com o de Adelaide Carraro, escritora brasileira nascida em 1936, que escreveu mais de 40 livros, porém sua obra foi taxada como pornográfica. No decorrer da leitura, ela afirmou que percebeu um estilo inovador, próprio e que a parte que trata de assuntos relacionados ao sexo, não são vulgares e sim eróticos.

Disse, ainda, que indicará meu livro para suas amigas. Olha só! Quer felicidade maior para uma escritora do que receber uma crítica dessas?

Outra coisa que deixou-me muito feliz, foi o fato do post de ontem repercutir. Mais uma escritora está indo para a página “Eu Recomendo” ali de cima. Nossos livros sendo divulgados por mais blogs, mais pessoas lendo, sabendo da existência do nosso trabalho! Isso é demais!

Olha o link para  vocês conferirem:

http://www.neusaolimpio.blogspot.com.br/p/eu-recomendo.html

http://historiasquepintam.blogspot.com.br/p/obras-recomendadas.html

http://francilangela.blogspot.com.br/p/eu-recomendo.html


Por que não trocar divulgação?

Projeto entre Escritores

Começando esse mês de julho com um projeto novo. Conheci a rede Linkedin por acaso, fiz meu cadastro, mas ainda não estou familiarizada com essa rede social. Só que na semana passada li uma chamada do grupo “Escritores, Autores e Editores” que achei muto interessante.

A escritora Jacira Fagundes lançou o tema: “Faço um convite aos integrantes do grupo. Uma “troca de favores” visando divulgação de nossas obras para circularem em sites e blogs pessoais.”

Essa história começou há dois meses atrás e está rendendo frutos. Achei ela tão boa, que estou aderindo ao movimento. Vou abrir um espaço em meu blog chamada “Eu Recomendo” para postar a capa, sinopse, nome/site do autor e link da venda do livro.

O escritor que gostou dessa ideia, mas não participa do Linkedin, pode entrar em contato comigo pelo e-mail graziellamafraly@semig.com.br e ajustaremos nossa troca de divulgação ;-)

Espero que gostem da ideia!

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...